Fonte: https://www.spimovel.com.br/blog/como-valorizar-seu-imovel-antes-de-coloca-lo-a-venda/3699/
Como valorizar um imóvel?
É claro que existem diversos fatores que influenciam no valor de um imóvel, mas causar uma boa impressão na hora da visita faz toda a diferença na decisão dos interessados.
Imagine que ainda que os demais fatores, como localização e infraestrutura, sejam favoráveis, se a casa não inspirar boas sensações no interessados durante a visita, eles podem desistir da compra.
1. Faça pequenas reformas e reparos
Esse passo é o mais complexo dos 7 que separamos sobre como valorizar um imóvel. Aqui, vale dar uma geral no imóvel para conferir o que é necessário reparar. Não é necessário fazer grandes reformas, mas ajustes pequenos para dar a impressão de um imóvel bem cuidado.
Desse modo, faça reparos simples, como consertar vazamentos, trocar lâmpadas queimadas, trocar objetos quebrados e consertar problemas estruturais menores. Isso dará uma aparência mais confortável e familiar ao imóvel.
2. Renovação da pintura
Muitas pessoas têm o hábito de retocar a pintura da casa todo ano. Nesse caso, esse pode ser um passo que você pode pular se a aparência das paredes estiver em dia.
Caso contrário, pintar as paredes é uma excelente dica para valorizar o imóvel, pois dará a impressão de que é uma casa nova. Escolha cores neutras e frescas, isso pode ajudar a dar uma sensação de limpeza e atualização ao ambiente, mas sem cair no básico das paredes brancas.
3. Limpeza profunda
A limpeza é um passo simples que faz toda a diferença também. Em caso de casas, lavar o quintal e as paredes pode renovar o ambiente sem precisar investir em reformas.
Assim, realize uma limpeza minuciosa em todos os cômodos, incluindo janelas, pisos e tapetes. Uma casa limpa transmite a sensação de bem-cuidada.
Esse tipo de limpeza costuma demorar, por isso, planeje com antecedência e, depois, apenas faça a manutenção.
4. Organize e despersonalize os ambientes
Além de organizar a casa, uma boa dica de como valorizar um imóvel para vender é deixar os ambientes mais neutros. Ou seja, sem tanta personalização para que os visitantes consigam se ver ali.
Por exemplo, diminua a quantidade de quadros e porta-retratos, remova ou utilize tapetes e cortinas neutras, bem como já demos a dica sobre as cores das paredes.
Retirando os itens pessoais e organizando os espaços, é possível permitir que os potenciais compradores visualizem melhor o imóvel e imaginem como seria morar nele.
5. Atenção ao paisagismo
Quando é uma casa, todo o trabalho de cuidar da área externa fica por conta dos proprietários. Por isso, cuide do jardim, mantendo a grama aparada, as plantas saudáveis e o ambiente externo bem cuidado. Troque vasos quebrados e se desfaça das plantas mortas.
Um exterior atraente causa uma ótima primeira impressão.
6. Atualize a iluminação
A iluminação faz toda a diferença na casa, mesmo em visitas diurnas! Por exemplo, investir em uma lâmpada branca e forte na cozinha pode deixá-la muito mais atrativa. Já a sala de TV, lâmpadas suaves e em tons neutros ou amarelos tornam o ambiente aconchegante.
Desse modo, lembre-se de trocar lâmpadas antigas por opções mais eficientes e modernas. Uma iluminação adequada realça os ambientes e cria uma atmosfera agradável.
7. Destaque os pontos fortes
Todo lar tem aqueles pontos que os moradores se apegam, que mesmo com a decisão da mudança, vão deixar saudade. Pense quais são eles e use-o a favor da venda.
Desse modo, identifique os diferenciais do seu imóvel, como uma bela vista, localização privilegiada ou espaços amplos, e destaque esses aspectos durante as visitas. Características sensoriais também são bem-vindas, por exemplo, citar que a casa é fresca mesmo durante o verão, ou citar quais ambientes costumam pegar sol.
Lembre-se desses pontos também na hora de tirar fotos para os anúncios. Isso pode aumentar o valor percebido pelos compradores.
8. Renovação dos acabamentos
Para além dos reparos que indicamos no primeiro item, avalie também se é necessário fazer melhorias nos acabamentos.
Por exemplo, trocar revestimentos antigos, mudar pisos e azulejos ou modernizar metais e acessórios, principalmente se estiverem quebrados ou com aparência de velhos.
Essas mudanças podem dar um aspecto mais novo ao imóvel, valorizando-o.
9. Invista em melhorias sustentáveis
Considere implementar medidas sustentáveis, como a instalação de aquecimento solar, sistemas de reutilização de água e iluminação LED. Além de agregar valor ao imóvel, essas melhorias podem atrair compradores preocupados com a sustentabilidade.
10. Faça uma boa divulgação
Além das melhorias físicas, é importante investir na divulgação eficiente do imóvel. Utilize fotos profissionais, destaque os diferenciais nos anúncios e conte com uma boa imobiliária para alcançar um número maior de interessados, além de facilitar o processo de venda. Afinal, uma boa estratégia de marketing pode atrair potenciais compradores e aumentar as chances de venda rápida e valorizada.
Intenção de compra de imóveis saltou de 8,75%, em junho, para 23,10% em agosto segundo dados da empresa de pesquisas Dat......
Com a taxa básica de juros da economia, a Selic, mantida em 2%, a perspectiva é que o mercado imobiliário permaneça......
Um arquiteto-pensador. Paulo Mendes da Rocha, falecido no último domingo, gostava de refletir sobre o ser humano antes d......